Na onda dos protestos por celeridade de propostas que dormitam no Congresso, a apresentadora Xuxa Meneghel quer usar seu prestígio e pretende baixar em Brasília na Quarta-feira para lobby pela aprovação da Lei da Palmada. Ela tem ligado para presidentes de partidos – entre eles Gilberto Kassab (PSD) – a fim de convencê-los. O projeto 7672/2010 visa punição para pais que exageram em castigos para os filhos em prol da educação. Mas encontra resistências porque não detalha ‘o que é castigo’.
MEMÓRIA. O primeiro projeto foi apresentado pela deputada Maria do Rosário (PT-RS) em 2003, mas não vingou. Em 2010, a Casa Civil do Planalto enviou novo texto.
TAPINHA NÃO DÓI. Entidades civis e a Igreja questionam a validade da proposta. Temem que ‘qualquer palmadinha’ seja pretexto para um pai ou mãe ser levado à delegacia.
RESISTÊNCIAS. O projeto sofre vaivém prós e contras de requerimentos, e está parado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, sob relatoria do deputado Alessandro Molon (PT-RJ).
Leia a íntegra da coluna nos jornais (ao lado)