O presidente da Comissão de Integração Nacional da Câmara dos Deputados, Jerônimo Goergen (PP-RS), comprou a briga dos mil aeronautas da TAM que devem ser demitidos. O parlamentar, que também chefia uma subcomissão que debate o setor aéreo, vai pedir audiência ao ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, na tentativa de levar propostas que revertam pelo menos metade das demissões. Segundo funcionários, a companhia alegou a alta do querosene como um dos motivos. Há meses, o deputado pede ao governo a isenção de alíquotas sobre o produto para aliviar as contas das aéreas.
NA CABINE. Pilotos participaram de reunião com diretores da TAM ontem à tarde, entre eles o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Adriano Castanho.
MANCHE NACIONAL. A despeito da turbulência na TAM, está pronto para votação em plenário na Câmara o Código Aeronáutico. O item que previa contratação de pilotos estrangeiros caiu.
READEQUAÇÃO. Com a fusão com a Lan Chile, a TAM evita a palavra demissão e fala em ‘ajuste de tripulação’, e que é fundamental para a ‘garantir a sustentabilidade do negócio’.
Leia a íntegra da coluna nos jornais (ao lado)