A revista norte-americana TIME foi generosa com o presidenciável Lula da Silva. A reportagem assinada por Ciara Nugent começa com um eufemismo passível de crítica: o lead cita que o ex-presidente reaparece após um exílio político – em lugar de citar a cadeia. Condenado na Operação Lava Jato, Lula ficou preso por praticamente dois anos. Hoje absolvido pelo STF, não haveria problema em mencionar o caso.
Na versão traduzida da entrevista, a palavra “corrupção” foi citada en passant uma única vez e a “Lava Jato”, nenhuma. A revista também “omite” que a capa não é a oficial que circula nos Estados Unidos, onde tem sua matriz. A capa com Lula é a versão para América Latina – deveria vir com a manchete em língua espanhola, mas saiu em inglês para dar um aspecto mundial à publicação. O que é comemorado por petistas.
O texto do bate-papo diz que “Lula promete levar o Brasil de volta aos bons tempos da sua Presidência, que ele encerrou com taxa de aprovação de 83%”.
A repórter Ciara Nugent também já virou alvo de críticas nas redes sociais , com mensagens apontando uma suposta parcialidade no texto, por ter trocado mensagens, em seu Twitter, com Guilherme Boulos (PSOL) e o influencer Felipe Neto, um notório crítico do governo de Jair Bolsonaro.