Parceiros

Brasília -

Parceiros
Brasília - 4 de abril de 2025 - 14:26h

Sindicato defende criação de fundos soberanos para a Defesa

Crédito: Reproduçaõ/SIMDE
#compartilhe

Por Alexandre Braz, repórter da Coluna

Mais recursos para a Defesa Nacional. Esse foi o pedido do presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa, Frederico Aguiar, em cerimônia realizada pela instituição na terça-feira (1) no Rio de Janeiro. Ele defendeu a criação de fundos soberanos para fortalecer investimentos no setor, com intuito de garantir a paz e a soberania nacional. O Ministro da Defesa, José Múcio, esteve presente ao evento.

“O Exército poderia ter o seu fundo soberano e não contingenciável, custeado com parte de impostos ou taxas provenientes da exploração de terras raras. A Marinha, por taxas ou impostos relativos à segurança do mar, tráfego de embarcações, royalties de petróleo do pré-sal ou até mesmo pela troca de dados através dos cabos submarinos. O fundo da Aeronáutica poderia ser financiado com parte da arrecadação de telecomunicações dependentes de comunicação satelital e segurança aeroviária”, argumentou Frederico.

Também estiveram presentes os três comandantes das Forças Armadas: general Tomás Paiva, do Exército; brigadeiro Marcelo Damasceno, da Aeronáutica; e almirante Marcos Olsen, da Marinha.

Na cerimônia, o senador Carlos Portinho (PL-RJ) recebeu o prêmio “Joaquim de Sousa Mursa”. Portinho é autor da Proposta da PEC da Previsibilidade, que tramita no Senado, que propõe um orçamento mínimo para as Forças Armadas equivalente a 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do ano anterior, conforme recomendado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.