A Bahia com seus encantos culturais e naturais também é o berço de marqueteiros valorizados na praça – e que ganham muito bem para trabalhos eleitorais. Depois do sucesso de Nizan Guanaes nos anos 90 para o PSDB e o então candidato FHC, de Duda Mendonça ( in memoriam ) com Lula da Silva (PT) em 2003, do aparecimento e ascensão de João Santana com Dilma Rousseff (PT), agora é a vez de Sidônio Palmeira estrelar. E com caixa alto.
O novo marqueteiro baiano de um Lula redivivo como candidato ao Palácio fundou a M4 Propaganda e Comunicação com três sócios. A empresa novata fatura alto. Já recebeu até o momento a bagatela de R$ 25,9 milhões para cuidar da imagem do candidato petista favorito nas pesquisas.
Sidônio não surgiu por acaso. Forjou seu currículo em Salvador muitos anos atrás – pegou uma campanha logo ao sair da faculdade. Em seguida, ajudou a eleger Lídice da Mata prefeita da capital. Depois, cresceu como o marqueteiro de graúdos como Jaques Wagner (eleito e reeleito governador) e o seu “poste” Rio Costa. A M4, aliás, tem DNA político também. Um de seus sócios é Francisco Kertezs, filho do conhecido radialista Mario Kertezs, comunicador que foi eleito prefeito de Salvador na década de 80. Chico, como é conhecido no meio soteropolitano, se destacou há anos com bom marqueteiro para TV.
O comitê de campanha de Lula da Silva declarou que recebeu R$ 90 milhões em doações para sua campanha – deste total, R$ 88 milhões vieram da Executiva nacional do PT.
Lula atualmente lidera as pesquisas presidenciais com 47% das intenções de votos segundo a pesquisa do Datafolha divulgada na última quinta-feira (22).
Sua equipe de propaganda e marketing tem se esforçado para emplacar o candidato nas redes sociais e nas propagandas eleitorais. Cerca de 46% de suas despesas declaradas para o TSE foram com a empresa M4 Comunicação e Propaganda.