A 4ª edição do Prêmio Mulheres Exponenciais, realizada na última segunda-feira (31/03) e idealizado pela Esfera Brasil, teve como tema o fortalecimento da liderança feminina e a construção de um futuro com mais diversidade. Tarciana Medeiros, 1ª mulher a presidir o Banco do Brasil, falou sobre as iniciativas da empresa para ampliar a presença de mulheres em cargos de liderança.
“Até eu ser indicada presidente, o banco havia tido apenas uma mulher vice-presidente. E aí eu entendi que diversidade gera diversidade. Hoje, no conselho diretor do banco, temos 45% de representatividade. Vamos buscar equidade de gênero nos cargos de liderança até 2030”, pontuouTarciana.
Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico OCDE, só haverá equidade de gênero no mundo daqui a 134 anos.
“Uma pesquisa sobre paridade de gênero feita pelo Instituto Esfera de Estudos e Inovação apontou que a melhor solução para esse problema de desigualdade é colocar a mulher dentro do orçamento. As mulheres representam apenas 18% do Congresso Nacional e menos de um quarto dos ministérios do Governo Federal”, destacou Camila Funaro, CEO da Esfera Brasil.
Equipe Esplanada com informações da Esfera Brasil.