As comissões de Relações Exteriores e de Transparência e Fiscalização do Senado vão examinar, em conjunto, os empréstimos feitos pelo Brasil à Venezuela durante os governos do PT (de 2003 a 2016).
O início do pente-fino será audiência dos dois colegiados para ouvir o presidente do TCU, Ministro José Múcio Monteiro, e o presidente do BNDES, Joaquim Levy, que tem dado total transparência aos empréstimos e financiamentos suspeitos a empreiteiras amigas dos últimos Governos.
O requerimento do presidente da CRE, Nelsinho Trad (PSD-MS), e outros senadores, já foi aprovado mas ainda não há data definida para a realização da audiência conjunta.
Trad e senadores lembram que, segundo relatório do TCU de 2016, do ministro Augusto Sherman, os empréstimos giravam em torno de R$ 11 bilhões: “Não podemos assistir de braços cruzados a todo este absurdo”, diz o senador Trad.
Com o relatório e resultado das audiências em mãos, o Governo pode provocar a Polícia Federal a investigar as empreiteiras, os lobistas e os políticos envolvidos.