Uma família de Brasília acusa o Governo Federal de descaso em relação à saúde de sua filha. A jovem Brenda de Souza Oliveira, de 20 anos, tem paralisia cerebral e é uma paciente acamada. A mãe, Danielle de Souza Vasconcelos, conseguiu através de uma decisão judicial que o Governo arcasse com as despesas do Home Care desde 2018, mas a empresa não recebe os repasses há dois anos. A dívida se encontra hoje no valor de R$285.936,36.
Na tarde de quarta (21), Brenda foi levada ao hospital pelo Home Care para um procedimento padrão. Ao receber alta, Daniella ligou para a ambulância, mas foi informada que a empresa não tinha autorização para buscá-las. A médica que atendeu a jovem, retornou ao hospital, reverteu a alta e solicitou a internação para que a jovem pudesse ficar no local. Brenda recebeu hoje (22) alimentação e a medicação necessária – que deveria ter sido tomada no dia anterior.
Daniella, que já passou por outras situações de descaso com a filha por falta de pagamento por parte do Governo, em depoimento à Coluna relata: “Nesses últimos 20 anos de trajetória com a minha filha, eu nunca passei pela humilhação, frio, fome e falta de respeito e compaixão que passei ontem. É desumano que a Secretária de Saúde não entenda o quadro da Brenda e tente resolver o caso o quanto antes. Mas ao retornar na Defensoria, se eu tiver alguma portinha onde eu possa entrar com alguma ação contra o governo, eu vou entrar, porque chega de descaso. É insustentável o que eu estou passando com ela. E em relação à empresa, independente do financeiro, faltou sensibilidade da parte deles. Faltou eles serem humanos”.
Por Carol Purificação, com informações do Metrópoles