A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) está completando 45 anos da assinatura do tratado. A Secretária-geral Alexandra Moreira e o Diretor Executivo, Embaixador Carlos Lazary, recebem nesta segunda-feira (3), na sede da OTCA, em Brasília, a ministra Marina Silva, o principal negociador do Tratado pelo Brasil, embaixador Rubens Ricúpero, além dos embaixadores dos países amazônicos e de outros países e de dirigentes da cooperação internacional.
O Tratado de Cooperação Amazônica foi um movimento diplomático para estabelecer o compromisso de cooperação dos países com domínio territorial sobre as duas maiores bacias hidrográficas da América do Sul.
Em 2021 foi inaugurada a nova sede da OTCA, incluindo as instalações do Observatório Regional Amazônico – ORA, onde funciona a sala de situação de monitoramento em tempo real da Bacia Amazônica, fruto da cooperação com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA Brasil e com a Agência Brasileira de Cooperação – ABC.
É justamente no espaço do ORA que será realizada a cerimônia de comemoração dos 45 anos da assinatura do Tratado de Cooperação Amazônica.