Por Pedro Nonato*
Dia 22 foi a etapa final da 99ª edição do Tour de France – a prova mais prestigiada dos três Grand Tours do calendário do ciclismo europeu – que teve, pela primeira vez, um ciclista britânico como vencedor, Bradley Wiggins.
Wiggins, de 32 anos e por três vezes campeão olímpico, cruzou a linha de chegada com os braços levantados diante de milhares de fãs na Champs-Elysées e soube administrar a vantagem conseguida ao longo da prova: terminou a etapa pelas ruas de Paris com uma margem total, em toda a disputa, de três minutos e 21 segundos sobre o segundo lugar.
Seu companheiro de equipe Chris Froome se consolidou em segundo lugar, enquanto o italiano Vincenzo Nibali foi o terceiro e Mark Cavendish, vencedor da última etapa, obteve sua quarta vitória consecutiva na fase final.
Este ano seu início foi em 1º de julho em Liège, na Bélgica e terminou ontem, 21 dias depois, com a chegada no pódio da Avenue des Champs Élysées, percorrendo 3.497km compostos por um prólogo e 20 etapas, sendo:
- 09 etapas planas
- 04 etapas de montanha médias, com 1 chegada ao topo
- 05 etapas de montanha fortes, com 2 chegadas ao topo
- 02 estágio contra-o-relógio individuais
O “Tour” – como é conhecido na França – premia várias categorias, que são diferenciadas pela cor da camisa (maillot), e os vencedores deste ano foram:
- amarela (maillot jaune) para o n° 1 na classificação geral: Bradley Wiggins, Grã-Bretanha
- verde (maillot vert), para o 1º na classificação por pontos: Peter Sagan, Itália
- branca com bolas vermelhas (maillot à pois rouges), para o competidor que mais conquistou pontos nas montanhas: Thomas Voeckler, França
- branca (maillot blanc), para o melhor competidor jovem (até 25 anos): Tejay Van Garderen, EUA
- competidor mais combativo: Chris Anker Sorensen, Dinamarca
- equipe vencedora: RadioShack-Nissan, de Luxemburgo
A caravana dos patrocinadores foi criada em 1930, a caravana conquistou marcas, público e se tornou parte do show, a ponto de 47% dos espectadores terem vindo este ano especialmente para vê-la – confiram aqui seus principais números:
- 33 marcas presentes
- 160 carros alegóricos
- 20 km de extensão
- 600 pessoas na organização
- 03 ambulâncias com paramédicos
- 04 motociclistas para orientar o comboio
- 45 minutos de duração, antes dos competidores
- 16 milhões de brindes dados ao longo do percurso
- investimentos entre € 200.000 € a 500.000 € por patrocinador
* Publicitário brasileiro, residente em Paris, colaborador da Coluna