Por Pedro José, da equipe da Coluna
O uso de IA no jornalismo foi tema do evento “Inteligência Artificial para Jornalistas”, promovido pela Novo Selo Comunicação na última sexta-feira(14) no Hotel Athos Bulcão Hplus Executive em comemoração aos 10 anos da empresa. A palestra foi conduzida pelo advogado especializado em direito digital Matheus Puppe, com mediação do jornalista e CEO da Novo Selo, Fábio Brandt.
Entre os temas abordados, a regulamentação da IA foi um dos principais pontos de debate. Puppe destacou as diferenças entre Europa e Estados Unidos nesse aspecto. Segundo ele, enquanto a legislação europeia impõe regras rígidas, levando as Big Techs a buscarem outros locais para o desenvolvimento de suas IAs, os Estados Unidos, por sua vez, adotam um modelo mais flexível, que pode comprometer direitos de propriedade intelectual e proteção de dados.
No Brasil, segundo o especialista, a tendência é seguir o modelo europeu, o que pode gerar desafios para empresas e usuários. Ele comentou como exemplo o embate entre a Autoridade Nacional de Proteção de Dados e a Meta, afirmando que algumas exigências feitas pelo órgão regulador ultrapassam o necessário.
Outro ponto discutido foi o uso prático da IA no jornalismo. Puppe ressaltou a importância de construir “prompts” completos e detalhados para obter melhores respostas das ferramentas de IA e ajudar na apuração do jornalista, para que o material final possa ter uma melhor qualidade.