Um dos mais renomados fotojornalistas do Brasil faleceu às 3h30 da madrugada desta sexta-feira (11), num hospital no Distrito Federal. Orlando Brito tinha 72 anos e não resistiu às complicações de uma cirurgia.
Brito tinha meio século de trajetória e fotografou no Palácio mais de 10 presidentes da República, e reconhecido e respeitado por todos eles e pelos profissionais de imprensa. Registrou os momentos marcantes da política nacional – na Esplanada e no Congresso Nacional – nos últimos 50 anos, e rodou o Brasil capturando cenários e brasileiros protagonistas do cotidiano simples, o que rendeu livros.
Ele estava internado há 40 dias no Hospital Regional de Taguatinga, onde fez cirurgia no intestino para a retirada de um tumor, mas não resistiu e teve falência múltipla dos órgãos constatada nesta noite.
O fotógrafo tem amigos pelo mundo e uma carreira invejável. Desde os anos 70, viajou para dezenas de países, cobrindo também Copas da FIFA e Jogos Olímpicos. Tem prêmios nacionais e internacional – como o World Press Photo de Notícias Locais. Ultimamente, trabalhava na agência de imagens que criou e gostava de fazer seu podcast o canal que leva seu nome no Spotify.