Será em vão a proposta do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, de apreender os passaportes dos condenados à prisão na Ação Penal 470 no STF, o famoso Mensalão. Eles podem fugir do país a bordo de jatinhos, se quiserem, usando apenas documento com foto se o destino for país do Mercosul. Além disso, as empresas de táxi aéreo não têm obrigação de passar à Agência Nacional de Aviação Civil a lista de seus passageiros, feita apenas para controle interno. Para evitar fugas, a PF terá de monitorar os táxi aéreos e enviar alerta à Interpol com os nomes dos condenados.
ROTA DE FUGA. Os eventuais fujões também podem embarcar aqui e pousar em uma pista não homologada (fazendas, etc) sem presença de policiais, em qualquer lugar do mundo.
HERMANOS. Se algum dos mensaleiros decidir ir para o Paraguai, terá ampla rede de falsificadores de passaportes, e dali voar para o mundo.
QUATRO VAGAS. José Dirceu voa no jatinho do ex-deputado Vadão Gomes, um Citation Mustang para 4 lugares, prefixo PP-EVG. Foi com ele que Dirceu rodou em 2010 na campanha para visitar diretórios do PT.
Leia a íntegra da coluna nos jornais (ao lado)