O jornalista e escritor muriaeense Leandro Mazzini apresenta nesta sexta-feira (26) e a palestra “Literatura, Jornalismo e Política”. Realizado pela Prefeitura de Muriaé, por meio da Fundarte e em parceria com a Academia Muriaeense de Letras, o evento tem entrada franca e acontece no Teatro Belmira Villas Boas, às 19h30, como parte da programação da I Feira de Literatura de Muriaé.
Durante a atividade, o jornalista pretende fazer uma reflexão sobre os três temas, analisando o cenário atual do país. “A literatura, o jornalismo e a política ocasionalmente se encontram em nosso cotidiano, embora nem sempre nós consigamos entender isso de forma clara. Para a palestra, vou levar alguns exemplos de encontros esses três pilares, além de abrir debates com a plateia”, explica.
Sobre o palestrante
Leandro Mazzini é graduado em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso, no Rio de Janeiro. É jornalista e escritor desde 1994. Começou a escrever sobre política nacional para jornais de Muriaé. Em seguida, fez uma pós-graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalhou no Jornal do Brasil, Agência Rio, Correio do Brasil, Gazeta Mercantil e entre outros. Em 2008, decidiu ir morar em Brasília, onde assinou a tradicional coluna Informe JB e foi colunista do Gazeta Mercantil. Em 2011, criou a Coluna Esplanada, de política e mercado, hoje reproduzida diariamente em 36 jornais e portais de 24 Estados. É comentarista político semanal dos telejornais da Rede Mais/ Record TV em MG.
Também desenvolve carreira literária. Em 1999 lançou o livro de crônicas “O Espelho da Vida”. Em 2010, lançou outro de crônicas: “Corra que a Política Vem Aí”. Já o terceiro livro, o romance “Boa Noite, Rio”, foi lançado em 2017. Em 2003 foi finalista do prêmio nacional de literatura João de Barro (BH) com o até hoje inédito romance juvenil ” Da infância que vivi, bons frutos eu colhi” . Recentemente, Mazzini foi agraciado com o Prêmio Literário Cidade de Manaus, na categoria Melhor Livro de Crônicas, com o ainda inédito “Sobre Cães e Homens”.