A bancada do PDT cometeu gafe memorável na noite de quarta-feira.
A sessão do Congresso Nacional fervia, prevista para se prolongar até a madrugada, e os vinte deputados e seis senadores do partido se enfeitaram e fizeram fila de carros rumo ao Palácio da Alvorada para jantar com a presidente Dilma Rousseff, a convite dela, compromisso marcado dias antes.
Como faltou bom senso aos parlamentares da importância de seus votos para ajudar o governo no ajuste fiscal, coube à anfitriã do Palácio telefonar para o presidente do PDT, Carlos Lupi, e cancelar o encontro em cima da hora. Já havia carro com mandatário à sua porta. Todos voltaram a plenário.
O PDT acaba de ganhar o Ministério das Comunicações e o comando do Correios. A Secretaria de Governo precisava dos 26 votos para manter os vetos à pauta bomba.
Dilma assistiu do Alvorada pela TV a toda a sessão do Congresso, do início da noite até o fim. Desde cedo não cogitava mais o jantar. O presidente Lupi tentou amenizar a situação. “Ela pediu para marcar para ontem, mas havia risco de nova pauta na Câmara, então vamos remarcar para outra semana”.