O navio MV THE STRONG está descarregando, no porto de Paranaguá, segundo a Coluna apurou, uma carga de ureia vinda do Irã — país sob rígidas sanções internacionais. A operação, realizada pela Link Comercial Importadora e Exportadora LTDA, já causa polêmica no setor de fertilizantes e acende alertas sobre possíveis consequências legais.
O navio transitava desde 18 de dezembro de 2024, primeiramente com BL de origem Irã e destino Argentina. Já no dia 27 de dezembro do mesmo ano, o documento indicava Paranaguá como destino. No dia 17 de fevereiro de 2025, o navio parou e retornou antes de chegar ao Brasil, retornando até a África do Sul, indicando escala na Namíbia.

O Bill of Lading (BL) é o conhecimento de embarque marítimo, documento que assegura a condição da carga embarcada no modal aquaviário, além de ser um contrato estabelecido entre o embarcador e o transportador. Trata-se do documento de navegação mais importante no comércio exterior.
Passados alguns dias, o navio recebeu o Uruguai como destino e, finalmente, em 7 de abril de 2025, foi direcionado para Paranaguá, com BL indicando Irã como origem da carga — caracterizando a relação comercial da Link com um país sancionado.
A carga está sendo operada pelas empresas do Grupo FTSpar e direcionada para armazém em Antonina, do mesmo grupo. As sanções proíbem, inclusive, transações financeiras entre bancos.