Parceiros

Brasília -

Parceiros
Brasília - 18 de abril de 2025 - 21:49h

Empresa catarinense desafia regras internacionais de sanções contra o Irã

Crédito: Reprodução
#compartilhe

O navio MV THE STRONG está descarregando, no porto de Paranaguá, segundo a Coluna apurou, uma carga de ureia vinda do Irã — país sob rígidas sanções internacionais. A operação, realizada pela Link Comercial Importadora e Exportadora LTDA, já causa polêmica no setor de fertilizantes e acende alertas sobre possíveis consequências legais. 

O navio transitava desde 18 de dezembro de 2024, primeiramente com BL de origem Irã e destino Argentina. Já no dia 27 de dezembro do mesmo ano, o documento indicava Paranaguá como destino. No dia 17 de fevereiro de 2025, o navio parou e retornou antes de chegar ao Brasil, retornando até a África do Sul, indicando escala na Namíbia.

O Bill of Lading (BL) é o conhecimento de embarque marítimo, documento que assegura a condição da carga embarcada no modal aquaviário, além de ser um contrato estabelecido entre o embarcador e o transportador. Trata-se do documento de navegação mais importante no comércio exterior.

Passados alguns dias, o navio recebeu o Uruguai como destino e, finalmente, em 7 de abril de 2025, foi direcionado para Paranaguá, com BL indicando Irã como origem da carga — caracterizando a relação comercial da Link com um país sancionado.

A carga está sendo operada pelas empresas do Grupo FTSpar e direcionada para armazém em Antonina, do mesmo grupo. As sanções proíbem, inclusive, transações financeiras entre bancos.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.