Os empresários pressionam e o governo federal pretende realizar até Dezembro o leilão de concessão de duas rodovias que tendem a render dividendos bilionários para quem ganhar a concorrência.
Os trechos são considerados potes de ouro pelo alto movimento de cargas e estão na mira das empreiteiras que já têm obras da União, conhecidas doadoras de campanhas. Os leilões da BR 040, trecho Juiz de Fora-Brasília, e da BR-116, Rio-Bahia, foram suspensos no início do ano para ajustes nos editais.
A decisão foi do diretor interino da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, a pedido da Empresa de Planejamento e Logística (EPL).
Um dos motivos da EPL para a suspensão é ‘atualização econômica financeira’, para incluir novas sugestões. Em suma, o governo percebeu que pode cobrar bem mais.
A rota Rio-Brasília é canal de escoamento da produção da indústria paulista para o Centro-Oeste. E pela Rio-Bahia, sobem as cargas distribuídas para todo o Nordeste.
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