Após elaborar planos de concessões de estradas, ferrovias e aeroportos, o governo prepara mudança na lei para ceder os portos para as empreiteiras doadoras de campanha do PT. Camargo Correa e Odebrecht, as mais generosas, criaram empresas para o setor e cobram. A presidente Dilma trata o assunto discretamente. Em março, conversou com Marcelo Odebrecht no AeroDilma rumo a Cuba. Ontem, recebeu o presidente da Camargo, Luiz Ortiz, e depois o ministro dos Portos, Leônidas Cristino.
Marco
O marco regulatório para a concessão já está em análise na Casa Civil. O ministro Leônidas, que nem aparecia no Planalto, já foi visto três vezes lá no último mês.
O óbvio
Para conceder, a presidente tem ouvido o empresariado interessado, a fim de confirmar a demanda. Foi cobrada por eles na reunião com os 28 grandes investidores neste mês.
Dois lados
As duas empreiteiras, que também doam para o PSDB, deram R$ 12,5 milhões para a campanha do PT em 2010: R$ 8 milhões da Camargo e R$ 4,5 milhões da Odebrecht.
Muy amigos
Já é notório que Dilma Rousseff ficou irada com o resultado da concessão dos três aeroportos recentemente. Nas hostes petistas a explicação é que as empreiteiras investiram milhões em estudos e equipes, sonhavam controlar os terminais e perderam. Agora, pressionam o governo para controlar os portos e compensar as perdas.
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