Parceiros

Brasília -

Parceiros
Brasília - 21 de abril de 2025 - 22:04h

Dilma tenta barrar candidatura do PDT

#compartilhe

Egressa do partido, a presidente Dilma Rousseff está preocupada com o rumo do PDT na composição da base no Congresso e nas eleições. Recebeu há poucos dias o presidente da legenda, Carlos Lupi – que ela demitiu do Ministério do Trabalho. Pediu a ele compromisso de aliança com o PT na campanha à reeleição. Agora na linha independente, Lupi controla o partido e pretende lançar Cristovam Buarque ao Planalto. Nome de Dilma, o ministro Brizola Neto tenta assumir o comando, mas não tem votos.

NAS MÃOS DELA. O PDT deu aval para o partido, por ora, ter um nome na disputa ao Planalto. O mais forte é o senador Cristovam (DF), que pode fazer estrago na corrida.

TÔ FORA. O partido vai rachado para a escolha de seu novo presidente na convenção de 22 de Março. Dilma, porém, avisou: “Eu não vou me meter nessa disputa”.

HERDEIROS. Lupi tem a maioria no partido e quer a reeleição. Brizola Neto deve lançar um dos dois irmãos – Leonel, vereador no Rio, ou Júlia, deputada no Rio Grande do Sul.

NA CONTA. Atualmente o PDT com 26 deputados e cinco senadores. Não é de se descartar no Congresso, mas também não tem mais tanto peso como antes. Cabo eleitoral de Lupi para a audiência foi o ex-presidente Lula, apesar de o presidente do PDT dizer que “tem ótima relação com Dilma”, com quem conversou “umas cinco vezes já”.

 

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.