Por Alexandre Braz, correspondente do Rio
Fundadora e presidente da Comissão de Indústria Naval, Offshore, Petróleo e Gás na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a deputada Célia Jordão (PL) reforça a importância do programa de retomada dos investimentos no setor para o Estado do Rio de Janeiro. A parlamentar destaca que a indústria naval no Brasil teve seu berço no Rio de Janeiro. Segundo ela, o estado fluminense detém o maior número de estaleiros de portes distintos do País.
“Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Economia Azul é responsável por 9,74% do PIB do Estado do Rio de Janeiro, fazendo girar cerca de R$ 242,1 bilhões anuais e empregando cerca de 301 mil trabalhadores formais” destaca Célia.
No mês passado, o presidente Lula da Silva e o vice dele e também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, estiveram em Angra dos Reis para o lançamento da segunda licitação do Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras.
Célia Jordão esteve presente no evento. Ela afirma que a retomada dos investimentos no setor resultará em benefícios para a economia de todo o Estado do Rio de Janeiro.
“Quando passamos a tratar a Economia do Mar sustentável como eixo econômico do Estado, estamos tratando do desenvolvimento de todos os Municípios litorâneos e da economia do setor e de toda a cadeia produtiva que se forma a partir dele que é capaz de atravessar as fronteiras e alcançar inclusive os demais Municípios do interior (não costeiros). A minha atuação na Alerj tem sido pautada na produção de projetos de leis que traduzem a necessidade de uma regulação que tenha o olhar atento para o fomento dessa cultura oceânica e de seu potencial”, afirma a deputada.
Segundo informações do governo federal, o Brasil irá investir cerca de R$ 10 bilhões na indústria naval no país nos próximos anos.