Enquanto a presidente Dilma Rousseff discursava para autoridades e convidados no segundo andar do Palácio do Planalto, no terceiro acontecia uma tensa reunião entre a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e líderes da base governista sobre o código Florestal, previsto para entrar na pauta da Câmara nesta terça-feira.
O Governo está irredutível sobre mudanças propostas pelos ruralistas na Casa, e não quer acordo. A presidente Dilma Rousseff não quer dar trégua para desmatadores e exigiu que a Câmara aprove o texto do Senado.
Dilma está preocupada com os efeitos de eventuais mudanças de última hora no Código, feito por ruralistas, que o torne mais brando quanto a punições e preservação, justamente às vésperas da Conferência Rio+20, em Junho.
Entre os líderes presentes estavam o do PMDB, Henrique Alves (RN), e o do PP, Arthur Lira (AL). O relator do Código na Câmara, Paulo Piau (PMDB-MG), não compareceu, o que surpreendeu deputados da base. Foi representado pelo líder Henrique.
1 comentário em “Código Florestal: Governo irredutível”
Essa postura do Executivo exigir isso ou aquilo do Legislativo foi inaugurado pelo Lula e o mensalão e essa aberração prossegue. Atenta contra o estado democrátio e contra a separação de poderes. Absurdo!