Da coluna deste Domingo, 25
Um filme sem qualquer ligação com a política em Brasília pode complicar ainda mais as relações entre o governo e o PR. O historiador norte-americano Mark London acaba de lançar um documentário sobre a Amazônia, ‘Shark Loves the Amazon’, em que o então governador Eduardo Braga aparece como mocinho, e o vilão desmatador é o ex-governador do Mato Grosso Blairo Maggi. Hoje ambos senadores, Braga (PMDB-AM), líder do Governo no Senado, tenta convencer Maggi (PR-MT) a voltar para a base governista, depois de seu partido romper com o governo Dilma Rousseff.
Braga dá depoimento sobre o Bolsa Floresta, lançado em seu governo para preservação. E London usa depoimento de Maggi defendendo suas plantações de soja.
Maior produtor e exportador de soja do Brasil, Blairo comprou terras no Amazonas para desmatar e plantar soja, construiu galpoes, mas foi impedido por Braga, entao governador, de dar prosseguimento ao investimento.
Em uma hora de filme, London passeia pela história da floresta amazônica e relativiza seu desmatamento com o progresso do país. (www.sharklovestheamazon.com)