O banco de leite humano do Distrito Federal tem uma meta mensal de dois mil litros de leite arrecadados para abastecer o estoque que atende os bebês internados nos hospitais da capital federal. Este ano, essa meta foi batida apenas nos meses de maio, junho e agosto. Em 2023 a doação de leite materno aumentou 23,17% em relação ao ano anterior, o total arrecadado foi de 16.902,60 litros de leite.
Apesar do crescimento no acumulado dos nove primeiros meses, as doações apresentaram quedas em setembro. Se em agosto 609 doadoras forneceram 2.098,8 litros de leite humano, em setembro o número caiu para 539 doadoras, o que resultou na arrecadação de 1.829,5 litros. Qualquer mulher que amamenta, esteja saudável e não tome nenhum medicamento que interfira no processo pode ser uma doadora de leite materno.
Para doar, basta fazer a extração do conteúdo com as mãos ou com bombas adequadas e armazená-lo em um frasco de vidro com tampa de plástico e informações sobre a data e hora da primeira coleta e o nome da doadora dentro do freezer ou do congelador. Outras informações sobre a doação podem ser consultadas nos bancos de leite ou postos de coleta.
Equipe esplanada com informações da Agência Brasília