Por Pedro Nonato
No fim deste mês a Air France reservou novidades para o mercado brasileiro, notadamente para as cidades do Rio e de Brasília: no dia 30 será a substituição a dos Boeing 747-400 pelos Boeing 777-300ER na rota Rio-Paris, nos respectivos voos diários AF443 (Rio-Paris) e AF442 (Paris-Rio) e, no dia 31, será a abertura do rota Brasília-Paris, operada pelos Airbus A330-200 com frequência semanal de três voos.
Entretanto, como em toda mudança, há ônus e bônus.
Também no dia 30, por conta da nova rota Brasília-Paris, os voos AF445 (Rio-Paris) e AF444 (Paris-Rio) deixarão de ser diários para ter uma frequência semanal de apenas quatro voos – isso ocorrerá devido ao total de tráfego aéreo a que a empresa tem direito no Brasil.
A troca dos Jumbos – como são carinhosamente conhecidos os 747 – vai deixar muita gente órfã do “upper-deck” – o seu segundo andar – onde, na configuração da cabine escolhida pela Air France, havia apenas 60 assentos com bem mais espaço para as pernas, dois banheiros, serviço bem rápido, além de uma galley quase que exclusiva.
Eu mesmo fico órfão da poltrona 69J, a melhor daquele modelo (fora a Classe Executiva – não havia Primeira Classe) na minha opinião. Mas, por serem mais modernos, os 777 têm a classe “Premium Voyager”, que não era oferecida nos 747 e que proporciona uma relação de custo e benefício muito boa.
Bon Voyage!