Na onda do poder cristão que se instalou no comando da Câmara dos Deputados, com o assumido evangélico Eduardo Cunha (PMDB-RJ), os religiosos consolidam uma operação para reforçar a bancada e blindar o presidente da Casa.
O deputado Givaldo Carimbão (PROS-AL) coletou mais de 200 assinaturas de seus pares e vai lançar a Frente Parlamentar Católica, que se unirá à Frente Evangélica – da qual Eduardo Cunha é egresso.
Eduardo Cunha já se mostrou firme contra pautas liberais. Discussões sobre aborto estão fora da pauta. Resta saber sobre os projetos direitos dos homossexuais.
A ideia é formar uma tropa de votos que consolide uma pauta cristã este ano na Casa, ‘pelo bem social e da família’. A primeira ‘pauta’ já se oficializou. O benefício de passagens aéreas para os(as) cônjuges dos(as) deputados(as) foi promessa de campanha de Cunha para evangélicos e católicos.
Para os deputados, não há farra de passagens. O propósito, contam, é justamente não ficar muito tempo longe das esposas e maridos e valorizar a família. Nos salões da Câmara, à meia boca, alguns parlamentares brincam que isso é o efeito da minissérie Felizes para sempre? , da TV Globo, que se ambientou em Brasília.
PODER & FÉ
Carimbão é conhecido em Alagoas, seu reduto, pelo trabalho ligado à Igreja. Possui três trios-elétricos que disponibiliza para eventos religiosos, e há anos tem autorização do Vaticano para os dois caminhões-altares que rodam estradas do Nordeste. Na boleia, os padres que estacionam em postos de gasolina e celebram missas para viajantes.
O deputado conclui também a construção, no interior alagoano, da Cidade de Maria, que considera um dos maiores teatros ao ar livre do mundo para festividades cristãs.