Derrotado no Senado em 2010 como alvo prioritário do então presidente, o ex-senador Arthur Virgílio (PSDB), a voz mais ferrenha da oposição ao PT na era Lula, renasceu politicamente na sua terra.
Após ser eleito prefeito de Manaus em 2012, Virgílio articulou uma frente suprapartidária no Amazonas, acaba de eleger o filho Arthur Bisneto o deputado federal mais votado do Estado e ajudou o governador José Melo (PROS) a levar a disputa para o segundo turno contra o poderoso Eduardo Braga (PMDB), senador e duas vezes governador.
Virgílio tornou-se o maior cabo-eleitoral de Aécio Neves no Amazonas, que tradicionalmente tem o voto petista.
HERDEIRO
Arthur Bisneto foi eleito com 250 mil votos. Tão à frente dos adversários que o vice-campeão de votos, Silas Câmara (PSD), obteve 166 mil votos.
ASCENSÃO
Outro cabo-eleitoral forte na onda crescente por Aécio no Amazonas é o federal Henrique Oliveira (SDD), vice na chapa do governador Zé Melo.
DESCONECTADOS
Muitos povoados longínquos não sabem que Eduardo Braga é o candidato. A distância atrapalha. Para dois exemplos: Manaus fica a 5 horas de voo de Tabatinga – cidade que possui distritos à beira rio. Da capital para algumas cidades são até 7 dias de barco..