O PROS fez ontem a primeira tentativa de convencer Ciro Gomes a se candidatar a ministro do governo. Ciro baixou em Brasília para reunião reservada com o presidente do partido, Eurípedes Júnior, e o líder na Câmara, Givaldo Carimbão, a pedido da dupla. Levaram a ele o cenário: em reunião recente com Dilma, embora não tenham falado de ministério, Eurípedes e Givaldo ouviram dela elogios rasgados a Ciro. ‘Ele tem fama de ignorante, de muito duro, mas tenho o maior carinho por ele’, disse Dilma. O partido quer indicá-lo para a Integração (que já dirigiu) ou Cidades, pelo bloco PROS-PP.
Volto já. A conversa avançou e Ciro volta a Brasília na Terça, com o governador Cid, para almoço com os presidentes do PROS e do PP, senador Ciro Nogueira (PI).
Cautela. Atual secretário de Saúde do governo do irmão no Ceará, Ciro está reticente. Quer evitar comentários de que deixou o PSB de Eduardo Campos por um ministério.
Na conta. O PROS tem 21 deputados e se uniu ao PP no bloco que controla hoje 63 parlamentares. Quando for chamado para conversar no Planalto, o grupo quer levar o nome de Ciro.