Parceiros

Brasília -

Parceiros
Brasília - 24 de abril de 2025 - 5:55h

Lula perderia eleição para Bolsonaro, Michelle e Tarcísio

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
#compartilhe

Por Alexandre Braz, repórter da Coluna

Em mais um levantamento sobre as intenções de votos dos brasileiros visando as eleições para Presidente da República, que acontecerá em outubro de 2026, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceria Lula da Silva (PT), em 1º e 2º Turnos. É o que mostram os números do Instituto Paraná Pesquisas, divulgados nesta terça-feira (22/4). Numa eventual disputa, com seis nomes apresentados, Bolsonaro teria 38,5% das intenções de voto, contra 33,3% Lula. Neste cenário, Ciro Gomes (PDT) ficaria em terceiro, com 9,7% dos votos.

Caso a disputa entre os dois fosse para o 2º turno, Bolsonaro teria 46%, e Lula 40,4%. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Caso a disputa de Lula fosse com Michelle Bolsonaro (PL), o atual presidente teria 33,7% contra 31,7% da esposa de Bolsonaro, o que é considerado empate técnico entre os dois. Porém, se eles fossem para o 2º turno, Michelle venceria por 45% a 41%.

Outro nome tido como possibilidade para a direita, vislumbrando o pleito do ano que vem é Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) . Ele ficaria atrás de Lula, teria 27,3% dos votos contra 34,0% do petista. Se fossem a um 2º turno, o governador de São Paulo venceria por 43,4% a contra 40,6% do petista. Lula da Silva, que está em seu 3º mandato como Presidente da República, também venceria Ratinho Junior (PSD-PR), atual governador do Paraná, no 1º turno. O petista, de 79 anos, teria 33,3% contra 16,2% de Ratinho.

No levantamento do Paraná Pesquisas foram ouvidos 2020 eleitores em 26 Estados, Distrito Federal e em 160 Municípios. O grau de confiança atinge 95,0%, segundo o Instituto. Jair Bolsonaro está inelegível por oito anos. Ele foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. O julgamento do caso dele aconteceu em 2023.

Outros nomes que aparecem na pesquisa, mas com intenções de votos mais inexpressivas são os dos Governadores Ronaldo Caiado (União-GO), de Goiás, Eduardo Leite (PSDB), Rio Grande do Sul, e Helder Barbalho (MDB-PA).

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.