Por Alexandre Braz, repórter da Coluna
Os ânimos ficaram exaltados na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), entre deputados do PSOL e parlamentares da bancada do PL, nesta quinta-feira (10/4). Deputados psolistas demonstraram solidariedade ao Deputado Federal Glauber Braga (PSOL-RJ), submetido a um processo de cassação aprovado no Conselho de Ética da Câmara Federal, em Brasília.
Os parlamentares da ALERJ acompanharam a sessão com adesivos e cartazes com os dizeres “Glauber fica”. Yuri e Professor Josemar – ambos do PSOL -, declararam apoio ao colega de partidos em seus respectivos discursos durante a sessão plenária. O gesto gerou reação de parte da bancada do PL, que improvisou e fez na hora cartazes “Glauber fica com fome”.
O líder do PL, Filippe Poubel, foi incisivo: “Não podemos deixar passar em branco porque está virando modinha agressão em plenário. Glauber virou aluno do Garotinho (Anthony, ex-governador do Rio). Quero ver se o Glauber vai bater recorde do Garotinho que ficou 11 dias em greve de fome”. Alexandre Knoploch também discursou, e o vereador Poubel fez questão de estar na foto de protesto contra o psolista ameaçado de cassação.
A discussão na ALERJ ocorre após o pedido de cassação de Glauber Braga ter parecer favorável, nesta quarta-feira (9/4). Ele é acusado de agredir um membro do Movimento Brasil Livre (MBL) do Congresso Nacional no ano passado. O parlamentar dormiu no chão de um dos plenários da Câmara dos Deputados e ameaça fazer greve de fome. Ele pode recorrer da decisão.