Após ter sido implementado com sucesso no Distrito Federal, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) está sendo levado para outros departamentos regionais do Senac em uma parceria com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A plataforma, que nasceu no Poder Judiciário e é amplamente utilizada no Brasil, garante avanços significativos na gestão de documentos e na transparência de atos normativos.
O Senac-DF foi o primeiro departamento do Sistema S do Comércio a utilizar a ferramenta e agora auxilia o Sesc e o Senac de Goiás a adotarem o mecanismo. O SEI será oficialmente implementado nestas instituições na próxima segunda-feira (7). O sucesso do sistema em Brasília gerou interesse também na adoção do SEI no Senac de Tocantins e de Pernambuco, que se preparam para sua implementação nos próximos meses.
Inovação e eficiência
“O sistema melhora a gestão documental e proporciona um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo”, ressalta o presidente do Sistema Fecomércio e do Conselho Regional do Senac-DF, José Aparecido Freire. O uso da ferramenta eletrônica agiliza a tramitação dos processos, permite as auditorias necessárias, garante assinatura digital e elimina o papel. “Em um ano, geramos cerca de 5 mil processos, reduzindo significativamente o uso de papel, adotando uma gestão inovadora e comprometida com a sustentabilidade”, completa José Aparecido.
O Senac-DF utiliza o SEI desde julho de 2023, cedido gratuitamente pelo TRF da 4ª Região. A adoção do sistema está fundamentada em pilares como: segurança, economia, transparência e eficiência.