O primeiro teleférico do mundo com cabines condicionadas, utilizando ar-condicionado movido à baterias externas, independentes, de lithium, foi inaugurado no Brasil.
Considerado uma necessidade absoluta, tendo em vista o calor insuportável da região, a instalação do sistema foi comemorado pelo fabricante como um grande feito.
O Diretor-Presidente da fabricante Doppelmayr no Brasil, Rafael Lemos resume o desafio: “Apesar de termos desenvolvido esse sistema, na prática nunca conseguimos colocá-lo em operação tendo em vista o peso excessivo das baterias, sua complexa manutenção e a imensa dificuldade de conservar a temperatura do interior das cabines devido ao abre e fecha continuo das cabines nas estações.”
O resultado prático demonstra um certo alívio em relação à tecnologia experimental: “Estamos felizes e impressionados com o resultado. Realmente os passageiros estão tendo um resultado que se aproxima do ideal em termos de conforto e temperatura.”
O projeto foi realizado graças a parceria da multinacional com o empresário Tiago Oliveira, que idealizou e coordenou o trabalho de implantação do projeto. O novo equipamento virou motivo de orgulho para o fabricante, que enalteceu a parceria com seu parceiro brasileiro, e já vislumbra novos projetos a partir dessa experiência bem-sucedida “sem duvida agora estamos confiantes em explorar ambientes e perfis de projetos que não tínhamos confiança e certeza do sucesso.
Oliveira, inclusive, já está atuando num projeto semelhante em Las Vegas, nos Estados Unidos. “O teleférico do Padre Cícero transporta de forma confortável milhares de idosos e crianças. Em Vegas, projetamos um ícone mundial, diante das características da cidade e do seu clima extremo”, explicou Oliveira.
A Prefeitura de Juazeiro do Norte divulgou comunicado onde reforça a importância do projeto para a cidade e seus moradores e prevê um aumento substancial no número de turistas e romeiros nos próximos anos.