Levantamento com 4.700 prefeituras prova que os decretos presidenciais motivados por desastres naturais são soterrados pela falta de planejamento público, e o dinheiro vai por água abaixo. As tragédias são a cada ano piores porque os governos “focam a reconstrução e não a prevenção”, explica o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, responsável pela pesquisa. A CNM encontrou 13 mil decretos de emergência ou calamidade nos últimos 8 anos. E o pior: com a burocracia, só 20% das verbas são executadas um ano após a tragédia.
SOTERRAMENTO… Segundo Ziulkoski, são meses desde o inventário das perdas nas cidades, passando pela Defesa Civil estadual até chegar à Secretaria de Defesa Civil da Integração e.. outra tragédia já aconteceu.
…OFICIAL. Dos decretos de 2003 a 2011, 90% são emergenciais e 10% de calamidade. Sem contar os deste ano. Com a liberação a conta-gotas, houve casos de cidade que teve 16 casos seguidos de calamidade.
ZÉ GOTINHA. Na terça, a Câmara aprovou a MP 572, que liberou R$ 381 milhões para o Ministério da Defesa comprar caminhões pipas para distribuição de água no Nordeste que sofre com a seca de… Janeiro.
Leia a íntegra da coluna nos jornais (ao lado)