Por Pedro Nonato *
Nos dias 27 e 28 de setembro pude visitar o Mondial de l’Automobile 2012, ou simplesmente o Salão do Automóvel de Paris, antes de sua abertura – que vai até o dia 14 de outubro – e conferi de perto, mais uma vez, porque este evento é considerado como “o evento” da indústria automobilística mundial.
O evento foi fundado há 114 anos, em 1898, para esta edição são esperados mais de 1,3 milhões de visitantes que poderão apreciar automóveis – mais de 80 lançamentos em “avant premières” mundiais, produtos e serviços de mais de 270 expositores vindos de 21 países.
Este ano foram mais de 13.000 jornalistas de 103 países que, em dois dias, dissecaram todo o evento, entrevistando, fotografando e comparecendo a cerca de 60 coletivas de imprensa para poderem conhecer e escrever sobre novas tecnologias, novos modelos e novos conceitos que as montadoras apresentaram, especialmente nos quesitos de segurança, novas fontes de energia e de cuidados com o meio-ambiente.
O salão conta ainda com mostras especiais, como a do Pavillon 8 que apresenta a relação entre os automóveis e a propaganda, abrigando quase cinquenta modelos e suas campanhas, há também um pavilhão dedicado às novas formas de energia e o futuro dos automóveis, para as crianças, há uma pista de karts elétricos e, para quem quiser sair e comprar seu sonha, há também uma tradicional feira de carros usados, de todas as marcas e modelos.
Ao todo são utilizados todos os oito pavilhões do Parc des Expositions de la Porte de Versailles, no 15ème arrondissement, com cerca de 220.000 m2 – e eu cresci achando que o Anhembi e o Riocentro eram grandes.
* Publicitário, colaborador correspondente da coluna em Paris
Confira abaixo 20 fotos (em nova postagem publicaremos todas as enviadas) Crédito – Pedro Nonato