O surgimento de dois partidos em um ano – PSD e PEN – assustam os tradicionais. As maiores legendas acionaram as assessorias legislativas na Câmara para esboçar projeto que mude a lei e dificulte a criação de partidos. Ainda seriam fechadas as ‘janelas’, termos usados para situações legítimas para um político deixar a legenda a qualquer hora. Pelo primeiro esboço, as exceções seriam apenas para os políticos que atingirem o coeficiente eleitoral, ou seja, os campeões de votos, como o deputado Tiririca (PR-SP).
Debandada
PT, PMDB, PSDB e outros querem segurar seus filiados. O direito dos novos partidos ao tempo de televisão e ao fundo partidário tem sido chamariz para debandada.
Ensaio
‘Se isso acontecer, será depois das eleições’, diz o líder do PT, Jilmar Tatto (SP), que garante não saber de nada. Mas reconheceu que há uma preocupação com o caso.
Ensaio 2
Do líder do PSDB, Bruno Araújo: ‘(O debate) deve ter discussão partidária. Os partidos identificam com preocupação (direito a TV e fundo aos novos). Algo tem que ser feito’.
Leia a íntegra da coluna nos jornais