Em reunião com governadores de 23 estados encerrada há pouco no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff alertou que a crise econômica na Europa é mais séria do que o divulgado, e foi além, realista porém não pessimista: “Não há luz no fim do túnel”.
Dilma anunciou um novo pacote de incentivo econômico, disse que é hora de “mais investimentos” e de “incentivo ao consumo” interno. O governo vai emprestar mais R$ 20 bilhões via BNDES para os estados, a juro baixo, mas não ficou definido quanto será para cada um.
Outro item do pacote é a autorização para aumentar de 3% para 5% dos orçamentos estaduais a parcela para investimentos em Parceria Público-Privada. O projeto sairá em breve da Casa Civil. Segundo os governadores, animados com o anúncio, isso facilitará investimentos em vários setores, com a alta demanda de empresas nacionais e multinacionais sobre PPPs.
A reunião durou três horas e , segundo relatos, não foi tensa nem houve descontração. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, fez uma explanação, seguido de discurso da presidente Dilma.