Foi preso hoje em Brasília o ex-senador por Rondônia Mário Calixto Filho, suplente de Amir Lando que ficou com a vaga em 2007, quando o titular virou ministro.
Alvo da Operação Titanic, Calixto estava foragido desde 2009 da Polícia Federal, mas segundo relatos era visto com frequências em lugares públicos de Porto Velho e Brasília.
Ele almoçava nesta quinta num restaurante de Brasília com um assessor do senador Acir Gurgacs, seu nome é José de Albuquerque. Curiosamente, Gurgacs e Calixto filho são adversários no estado.
Calixto Filho responde a mais de 140 processos por diversos crimes, muitos deles tramitando no Superior Tribunal de Justiça (STJ), entre eles peculato e formação de quadrilha.
De acordo com nota do Ministério Público de Rondônia (MP), a prisão é resultado do trabalho de inteligência do MP, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e Centro de Atividades Extrajudiciais (Caex), e em conjunto com a Polícia Federal.
Consta que em gravações autorizadas pela Justiça, um sobrinho de Calixto cita tentativa, em vão, de contatar o senador Gurgacs por algum motivo ainda não elucidado.
Gurgacs é um dos maiores empresários do estado e seu pai, Airton Gurgacs, controla o Detran de Rondônia.