Da coluna deste domingo, 27
O relatório inédito do Tribunal de Contas da União traz um dado estarrecedor para a União, que deseja aumentar arrecadação. O país deixa de faturar até US$ 341 milhões, por ano, em tributação de produtos e multas a passageiros oriundos de voos somente dos Estados Unidos. Contribuem para isso a falta de pessoal da Receita Federal e de um sistema informatizado nas aduanas dos terminais do Galeão, no Rio, e Cumbica, em Guarulhos. O valor é simulação feita pelos auditores do TCU com dados da Receita sobre números que engrossariam a lista de bagagens declaradas.
Cadê?
A situação piora, segundo o TCU, porque os aeroportos não dispõem de agências 24h para pagamentos de tributos incididos sobre os bens flagrados ou declarados.
Caixa livre
O relatório, que será entregue ao Planalto, sugere a criação de rede de recebimentos de DARFs nos aeroportos, em caixas eletrônicos, loterias e lojas 24 horas.
Porta aberta
O documento também indica a falta de interface da aduana da Receita com outros aeroportos. Em 2011, foram entregues apenas 8 milhões de ‘Declaração de Bagagem’.
Leia a íntegra da coluna nos jornais (ao lado)