Com Rafaela Gonçalves
O Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições (CICCE), idealizado pela Polícia Federal e que terá sede em Brasília neste domingo (7) da eleição, centralizará informações sobre apurações eleitorais de todo o País envolvendo o combate à produção e disseminação de notícias falsas, as fake news.
O funcionamento temporário será de 1º a 8 de outubro e de 22 a 29. Com centro principal em Brasília, também terá apoio em todas as capitais e cidades onde há delegacias da PF. Cada Unidade terá uma equipe com um Delegado Federal e apoio da Polícia Civil para combater boca de urna, compra de votos e diversas outras situações suscetíveis no período.
“Antes não havia controle e acessibilidade dos inquéritos online, e agora há. O que é importante no combate das fake news que se propagam com tanta rapidez.” conta a delegada federal Tânia Prado. Ela acredita que o modelo pode ser adotado permanentemente e que é inspirado em operações de grandes eventos como a Copa do Mundo.
A delegada Tania é especialista em combate a fake news, diretora da seção paulista da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo (SINDPF SP).