Atualização sexta, 13, 16h – Acendeu o sinal de alerta no Tribunal Superior Eleitoral. A cúpula da Corte convocou os diretores e presidentes de partidos para uma reunião importante na próxima quarta-feira, 18, para tratar de regras eleitorais, registro de candidaturas e principalmente da distribuição dos bilhões de reais do fundo eleitoral para bancar campanhas.
Embora oficialmente a Corte negue tratativas sobre o fundo, membros da executiva de dois partidos consultados cravam para a Coluna que há preocupação do Tribunal sobre os critérios de algumas legendas, ainda indefinidos, que determina o repasse do fundo para campanhas.
O TSE só pode depositar o dinheiro na conta dos partidos com a apresentação do plano de cada um e critérios de distribuição do dinheiro aos seus pré-candidatos. Mas levantamento feito pela Coluna constatou que, até ontem, três das seis maiores legendas nem tocaram no tema.
O PT, PP e PR, três dos seis maiores, ainda não definiram seus critérios; e PSDB, DEM e MDB acabaram de desenhar a estrutura – que ainda será analisada pelos ministros.
Na reunião também será tratado o sistema de registro de candidaturas no portal do TSE. Os partidos terão de apresentar um responsável para cuidar dos cadastros.
O Cadastro de registros de candidatos é essencial para o banco de dados do Tribunal. E para o cidadão. É por ele, por exemplo, que descobrimos quem aumentou patrimônio.