Atualizada 19h17 – O senador Blairo Maggi (PR-MT) entrou aliado no gabinete da ministra Ideli Salvatti , das Relações Institucionais, e saiu rompido menos de uma hora depois.
Numa reunião tensa ocorrida na manhã desta quinta no Palácio do Planalto, o senador recusou mais uma vez – e pela última, nas palavras da própria presidente – o convite dela para assumir o Ministério dos Transportes.
Dilma deu um ultimato para Blairo e o PR, para que aceitassem o convite até esta sexta-feira. O PR queria emplacar um deputado no cargo, mas Dilma disse que só daria a vaga para Blairo, pelo seu perfil técnico.
O PR, com sete senadores, vai deixar a base do governo no Senado e complica a situação do Planalto na Casa Alta. A bancada da Câmara ainda não se pronunciou.
Assim que voltou para o plenário do Senado, Blairo e o ex-ministro Alfredo Nascimento (PR-AM) anunciaram a decisão ao novo líder do Governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM) e todos foram há pouco ao gabinete da liderança para uma reunião de emergência.